- Tamanho da Letra+
 . Imprimir Notícia
COLHEITA DE MILHO PARA FESTA DA POLENTA  - 05/05/2016 10:32:21
COLHEITA DO MILHO 2016

Colheita do milho  para a 38a. Festa da Polenta

Um encontro de gerações marcou o Plantio do Milho, que aconteceu em setembro  de 2016, na propriedade Dom Bosco, de Clementino e Marco Caliman, em Lavrinhas. O evento inicia os preparativos para a 38ª Festa da Polenta, que será realizada de 07 a 16 de outubro de 2016.

A ideia é reviver, da mesma forma que os nonnos, todo o ritual da cultura do milho, matéria-prima para o prato principal da festa.

Depois de terminados os trabalhos  decolheita , uma mesa farta espera os voluntários. Enquanto saboreiam as delícias oferecidas, todos conversam, relembram histórias e, como sempre, cantam as mais lindas cancionetas italianas. Esperamos você de braços abertos para nossa Festa!

Plantar, cuidar e colher o milho faz parte do ritual de produção da matéria-prima para o prato principal da Festa. Para reviver e tornar público esta etapa que antecede o preparo da polenta, a Afepol arrebanha seus voluntários para promover o plantio, o cultivo e a colheita do milho. A intenção é reviver, da mesma forma que os nonnos, todo o ritual da cultura do milho.

Crianças, jovens e adultos se reúnem para cumprir a primeira parte do ritual com a mesma simplicidade dos tempos antigos: roupas típicas, muita música, vinho e os saboros pratos compartilhados para confraternizar no final.

Numa viagem no tempo para homenagear os imigrantes italianos, os voluntários arregaçam as mangas, colocam a enxada nas costas e vão para a roça. Num arado quase cenográfico, garante-se o milho que vai para o Paiol do Nonno. Lá, o turista, na ocasião da Festa da Polenta, pode ver como as espigas ficavam guardadas, prontas para serem debulhadas e virarem farinha no moinho de pedra. Antigamente era assim: enquanto os homens abriam as pequenas covas, as mulheres vinham logo atrás semeando e cobrindo com os pés.

Ao final do Plantio, uma oração em agradecimento e pedido para uma ótima colheita, a partilha das delícias e muita música para celebrar o início dos preparativos para mais uma Festa da Polenta!

COLHEITA  DO MILHO 2016

Propriedade Dom Bosco (Clementino Caliman e Marco Aurelio Caliman) em Lavrinhas




Veja Mais